Um túnel de vento é o sistema clássico de experimentos para experimentos de fluxo aerodinâmico. O modelo em estudo permanece em repouso enquanto o meio de fluxo é colocado em movimento, e assim o fluxo desejado ao redor do modelo é gerado.
HM 170 é um túnel de vento aberto do tipo “Eiffel” usado para demonstrar e medir as propriedades aerodinâmicas de vários modelos. Para esse propósito, o ar é aspirado do ambiente e acelerado. O ar flui ao redor de um modelo, como um aerofólio, em uma seção de medição. O ar é então desacelerado em um difusor e bombeado de volta para o aberto por um ventilador.
O contorno do bico cuidadosamente projetado e um endireitador de fluxo garantem uma distribuição uniforme da velocidade com pouca turbulência na seção de medição fechada. A seção transversal do fluxo da seção de medição é quadrada. O ventilador axial integrado com sistema de palhetas de saída e um acionamento de velocidade variável é caracterizado por uma operação energeticamente eficiente com alta eficiência. Velocidades do ar de até 28 m/s podem ser alcançadas neste túnel de vento aberto. O treinador é equipado com um sensor eletrônico de força de dois componentes. A sustentação e o arrasto são detectados e exibidos digitalmente. A velocidade do ar na seção de medição é exibida no manômetro de tubo inclinado. Os manômetros de tubo HM 170.50 ou a medição eletrônica de pressão HM 170.55 são recomendados para medir a distribuição de pressão em corpos.
Utilizando o sistema de aquisição de dados HM 170.60 , os valores medidos de velocidade, forças, momento, deslocamento/ângulo e pressão diferencial podem ser transferidos para um PC, onde podem ser analisados com o software.
Acessórios abrangentes permitem uma variedade de experimentos, por exemplo, medições de sustentação, distribuições de pressão, análise de camada limite ou visualização de linhas de corrente.
Objetivos de ensino