- Descrição do experimento especialmente compreensível e didaticamente preparada (referência à vida cotidiana, etc.), incluindo perguntas de protocolo.
- Ensino voltado para o futuro: integração em aulas de ciências digitais com tablets ou smartphones.
- Aumento da motivação dos alunos através do uso do intuitivo measureAPP.
- Maior competência na mídia.
Objetivos de aprendizagem
- Lei de Lambert-Beer
- Princípio da fotometria
Tarefas
Os alunos preparam uma solução estoque de sulfato de cobre com concentração conhecida. Usando a solução estoque de sulfato de cobre, diferentes soluções (diluídas) de sulfato de cobre são preparadas e a relação entre concentração e absorção é investigada. Depois, a concentração de outra solução de sulfato de cobre deve ser determinada.
Objetivos de aprendizagem
Este experimento serve para introduzir a lei de Lambert-Beer e mostra as conexões entre absorção e concentração. Análises quantitativas usando fotometria podem ser realizadas usando o mesmo princípio para outras soluções coloridas. Muitos compostos incolores, como fosfato ou íons de ferro, também podem ser determinados fotometricamente após a conversão química em compostos complexos coloridos.