A torção ocorre principalmente em eixos e eixos de transmissão em veículos motorizados e máquinas. A torção que ocorre no eixo faz com que as seções transversais do eixo sejam empurradas juntas em torno do eixo longitudinal. Quando um torque é aplicado a um eixo, a seção transversal permanece plana e não ocorre empenamento.
No caso de torção menor, o comprimento e o raio permanecem inalterados. As linhas retas na circunferência externa do eixo, correndo paralelas ao eixo, tornam-se hélices. Seções transversais não circulares geralmente resultam em empenamento.
SE 110.29 investiga a torção de uma barra sob um torque. A barra é presa em dois blocos de suporte móveis por um mandril. O torque é gerado por um disco circular, um rolo de deflexão e um peso.
O comprimento de fixação e o torque podem ser variados. A torção resultante é lida em dois pontos aleatórios na barra por meio de indicadores de ângulo.
Os fundamentos da torção elástica são ilustrados pela barra redonda. Três outras barras são fornecidas para investigar casos especiais: duas seções fechadas de parede fina (um tubo e um tubo quadrado) e um tubo longitudinalmente ranhurado (seção aberta de parede fina).