Arcos parabólicos são elementos populares na engenharia de construção. Eles podem ser empregados como pontes ou vigas, por exemplo. Normalmente, essas pontes são estaticamente indeterminadas. A característica especial do arco parabólico é que no arco ocorrem apenas forças normais e momentos de flexão, mas nenhuma força de cisalhamento. Esse é o caso quando o arco é submetido a uma carga distribuída uniforme e ambas as extremidades são montadas em suportes fixos. Isso permite que os arcos sejam construídos a partir de pedras soltas – uma técnica de construção que existe há muitos séculos. As cargas que atuam no interior do arco são principalmente forças compressivas na direção da força normal em cada ponto do arco.
SE 110.16 inclui um arco parabólico pré-moldado. Ele pode ser submetido a cargas pontuais ou distribuídas. É possível suspender uma estrada elástica e carregá-la.
Um dos mancais do arco é fixo, o outro é um mancal móvel horizontalmente. Pesos são usados para desfazer esse movimento. O mancal flutuante, portanto, se torna um mancal fixo. Pesos adicionais compensam a reação do mancal vertical.