A unidade experimental HM 250.11 pode ser usada para demonstrar o efeito de vários obstáculos no nível de energia no fluxo de canal aberto. Fundamentos necessários para o projeto de canais de navegação artificiais ou para a regulação de rios e barragens podem ser ensinados em uma escala muito pequena.
O canal experimental é feito de material transparente para que os níveis de água e, portanto, os níveis de energia ao longo do canal possam ser observados. Os efeitos dos vários obstáculos são, portanto, claramente visíveis. Os acessórios fornecidos consistem em várias barreiras, um canal Venturi, dois pilares e obstáculos para dissipação de energia. Os acessórios são presos ao fundo do canal experimental magneticamente.
Na parte inferior da entrada e saída de água, o nível de água no canal experimental pode ser determinado por medição de pressão. Para investigar o salto hidráulico em um fluxo supercrítico, um bico é conectado na entrada de água no canal experimental. Usando uma seringa, a água pode ser pulverizada na superfície da água como um excitador em forma de ponto e a propagação da onda pode ser observada.
Objetivos de ensino