HM 250.09 é usado para medir perda de pressão e vazão em várias seções de tubos. Quatro seções de tubos consistem em feixes de tubos e duas seções de tubos de tubos únicos.
Devido ao atrito interno, ocorrem diferenças de velocidade no fluxo de fluidos. Energia é necessária na forma de pressão para superar essas diferenças. Isso resulta em perdas de pressão no fluxo do tubo. O atrito interno é o fator decisivo que determina se o fluxo no tubo é laminar ou turbulento. O fator de atrito do tubo, um número adimensional, é usado para calcular perdas de pressão. O fator de atrito é determinado com o auxílio do número de Reynolds, que descreve a razão entre forças inerciais e forças de atrito. Os dois números estão relacionados entre si e são mostrados no gráfico de Moody.
No experimento, a água flui sobre uma seção de entrada para a seção de tubo selecionada e o fluxo é formado. A pressão é medida na área de fluxo formada. A água então emerge da seção de tubo como um jato livre. Diferenças na formação do fluxo podem ser observadas na superfície do jato de água. Além disso, a influência da viscosidade na formação do fluxo pode ser investigada. Para esse propósito, a água é aquecida com um aquecedor integrado no módulo base, alterando assim a viscosidade.
Objetivos de ensino